top of page
Buscar

Qualificação para a Arbitragem Paraense

  • Foto do escritor: liganacionaldefute
    liganacionaldefute
  • 18 de jun.
  • 2 min de leitura

Curso gratuito atualiza mais de 900 árbitros em 100 municípios do Pará


Em 2024, a Associação de Ligas Desportivas do Estado do Pará (ALIDESP) deu mais um passo importante no fortalecimento do futebol amador ao realizar um curso gratuito de atualização das regras do futebol para árbitros, com abrangência estadual e impacto direto na qualidade das competições nos municípios paraenses.

ree

A formação reuniu mais de 900 árbitros, representantes de 100 municípios, em uma verdadeira jornada de capacitação promovida com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) e viabilizada por emenda parlamentar do deputado federal Airton Faleiro (PT).

“Sabemos da importância do futebol para os municípios paraenses, e uma categoria fundamental para que esse esporte aconteça é a arbitragem. Pensamos este projeto como uma oportunidade concreta de atualização para esses profissionais que já atuam nos campos da base. Temos total convicção de que colheremos frutos positivos.”– Deputado Airton Faleiro
ree

Formato Inovador e Acesso Amplo

O curso foi dividido em duas etapas complementares:

  • Etapa 1 – Online (ao vivo): Com aulas transmitidas gratuitamente em tempo real, os participantes puderam interagir diretamente com os instrutores e tirar dúvidas imediatamente.

  • Etapa 2 – Presencial (regionalizada): As atividades foram realizadas presencialmente em 20 polos de formação espalhados por todo o estado, contemplando as principais regiões paraenses: Salgado, Metropolitana, Caeté, Marajó (campo e floresta), Calha Norte, Sul, Nordeste (01 a 04) e Xingu.

Essa estrutura regional permitiu que árbitros de todos os cantos do Pará tivessem acesso à qualificação técnica, respeitando as características logísticas e culturais de cada localidade.

Instrutores de Alto Nível e Reconhecimento Profissional

As aulas foram conduzidas por árbitros e diretores da Comissão de Arbitragem da Federação Paraense de Futebol (FPF), incluindo nomes reconhecidos no cenário estadual e nacional:Fernando Castro, Olivaldo Moraes, Lúcio Ipojucan, Dewson Freitas, Gleika Pinheiro e Jhonathan Leone, que compartilharam conhecimento técnico e experiências práticas com os participantes.

“Um futebol de qualidade começa pela arbitragem. São os árbitros que garantem a aplicação justa das regras, e por isso, investir na qualificação dessa categoria é investir no crescimento do futebol amador como um todo.”– Ricardo Oliveira, presidente da ALIDESP

LINFA: parceria para expandir essa experiência em todo o Brasil

O sucesso do curso reforça o compromisso da ALIDESP com a valorização dos profissionais do futebol amador e fortalece a proposta da LINFA – Liga Nacional de Futebol Amador de replicar boas práticas e projetos exitosos em todo o território nacional.

A LINFA é parceira estratégica na construção de políticas e iniciativas como essa, que contribuem diretamente para a formação técnica, inclusão social e profissionalização do esporte de base brasileiro.

 
 
 

Comentários


bottom of page